Logotipo Portal da Prograd
Logotipo da Unilab

Letras – Língua Portuguesa

Coordenação do curso

FotoServidorCargoContato
ANTONIA SUELE DE SOUZA ALVES PEREIRACoordenadoraE-mail
ANA PAULA RABELO E SILVAVice-CoordenadoraE-mail
ANDRE TELLES DO ROSARIODocenteE-mail
ANDREA CRISTINA MURARODocenteE-mail
CAMILA MARIA MARQUES PEIXOTODocenteE-mail
CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA BEZERRADocenteE-mail
CLÁUDIA RAMOS CARIOCADocenteE-mail
FABIO FERNANDES TORRESDocenteE-mail
GEORGIA MARIA FEITOSA E PAIVADocenteE-mail
GISLENE LIMA CARVALHODocenteE-mail
IZABEL CRISTINA DOS SANTOS TEIXEIRADocenteE-mail
IZABEL LARISSA LUCENA SILVADocenteE-mail
JOSÉ OLAVO DA SILVA GARANTIZADO JÚNIORDocenteE-mail
JULIANA GEORGIA GONCALVES DE ARAUJODocenteE-mail
KALINE ARAUJO MENDES DE SOUZADocenteE-mail
KENNEDY CABRAL NOBREDocenteE-mail
LEIA CRUZ DE MENEZES RODRIGUESDocenteE-mail
LIA RAQUEL VIEIRA DE ANDRADEDocenteE-mail
LUANA ANTUNES COSTADocenteE-mail
MARIA AURINIVEA SOUSA DE ASSISDocenteE-mail
MARIA LEIDIANE TAVARES FREITASDocenteE-mail
MARIZA ANGELICA PAIVA BRITODocenteE-mail
MEIRE VIRGINIA CABRAL GONDIMDocenteE-mail
MONALISA VALENTE FERREIRADocenteE-mail
OTAVIA MARQUES DE FARIASDocenteE-mail
SUELI DA SILVA SARAIVADocenteE-mail
VANESSA TEIXEIRA DE FREITAS NOGUEIRADocenteE-mail

Linhas de Pesquisa

DocenteLinha de Pesquisa
ANTONIA SUELE DE SOUZA ALVES PEREIRAPráticas textuais e discursivas;  Ensino de Língua Portuguesa.
ANA PAULA RABELO E SILVAAnálise do Discurso, Letramentos, Gêneros Discursivos e Gêneros Sociais.
ANDRE TELLES DO ROSARIOLiteraturas, culturas e sociedades brasileiras, pan-americanas e africanas; teorias e práticas da literatura e da arte verbal; poéticas de expressão corporal atuais e ancestrais; narrativas de viagem e tradução cultural.
ANDREA CRISTINA MURAROLiteraturas Africanas de Língua Portuguesa.
CAMILA MARIA MARQUES PEIXOTOEnsino e aprendizagem de leitura e de produção de texto; análise de gêneros textuais; políticas linguísticas; formação inicial e continuada de professores; análise de livros didáticos; história da leitura; didática de línguas;  análise das representações do agir do professor.
CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA BEZERRATeoria da literatura: estudo dos elementos da narrativa ficiconal; literatura e sociedade na perspectivas dos estudos de gênero e sexualidade; literatura e história; romance histórico, memória, biografia e autobiografia.
CLÁUDIA RAMOS CARIOCAModalização; ensino de língua portuguesa; políticas linguísticas; intercompreensão.
FABIO FERNANDES TORRESLinha de pesquisa no PPGLin: Linguagem – diversidade e políticas linguísticas. Temas de interesse:  variação e mudança linguísticas, variação e ensino, gerúndio, preconceito linguístico, tempo, aspecto e modalidade
GEORGIA MARIA FEITOSA E PAIVA(im)polidez linguística, preconceito social e linguístico; pragmática, empatia, comunicação não violenta; violência e intolerância linguística.
GISLENE LIMA CARVALHOEnsino de Línguas; ensino de língua portuguesa como língua materna e/ou adicional; políticas linguísticas; lexicologia; fraseologia.
IZABEL CRISTINA DOS SANTOS TEIXEIRALiteratura e meio ambiente; literatura e ensino; literatura e interdisciplinaridade; temas gerais presentes nas literaturas africanas de língua oficial portuguesa (ancestralidade; relações de gênero; mulher; rituais de iniciação; religião; sociedade; história; política).
IZABEL LARISSA LUCENA SILVALinha de pesquisa no PPGLin: Linguagem – diversidade e políticas linguísticas. Descrição e análise linguística de orientação funcionalista e ensino de língua.
JOSÉ OLAVO DA SILVA GARANTIZADO JÚNIORArgumentação; fatores de textualidade (coerência/coesão); leitura e produção de textos acadêmicos (LPTA); metodologia do trabalho científico; referenciação; gêneros textuais e ensino​.
JULIANA GEORGIA GONCALVES DE ARAUJODescrição e Análise Linguística.
KALINE ARAUJO MENDES DE SOUZAFormação de professores de português como língua materna, língua estrangeira e segunda língua – em sua variedade de contextos. Ensino-aprendizagem de português como língua materna, língua estrangeira e segunda língua: currículos, quadros de referência, planejamentos, materiais didáticos e avaliação. Abordagens e metodologias para o ensino-aprendizagem de português como língua materna, língua estrangeira e segunda língua (em sua diversidade de contextos). Políticas linguísticas para a promoção, a difusão e a projeção da Língua Portuguesa.
KENNEDY CABRAL NOBRELinguística
LEIA CRUZ DE MENEZES RODRIGUESConstrução da Argumentação; Ensino de Língua Portuguesa; Formação do docente de Língua Portuguesa; Modalizadores na perspectiva retórico-funcional; Metáfora na construção discursiva.
LIA RAQUEL VIEIRA DE ANDRADEAnálise dos discursos artísticos e culturais brasileiros e de países lusófonos; Análise de gêneros textuais acadêmicos.
LUANA ANTUNES COSTALiteratura e sociedade nos países africanos de língua portuguesa; literatura e feminismos contra-hegemônicos; literatura comparada.
MARIA AURINIVEA SOUSA DE ASSISLiteratura contemporânea; literatura brasileira e afro-brasileira; literatura de Guiné-Bissau; literatura escrita por mulheres; literatura e cidade; literatura, cidade e outras artes; literatura e periferia.
MARIA LEIDIANE TAVARES FREITASnarrativização, discurso autobiográfico, interação, redes sociais da web, representações sociais, gênero social, escrita acadêmica e autoria.
MARIZA ANGELICA PAIVA BRITOPráticas textuais e discursivas.
MEIRE VIRGINIA CABRAL GONDIMAquisição e desenvolvimento da linguagem; letramento e alfabetização; formação de professores de língua portuguesa; oralidade, leitura e escrita; literatura infanto-juvenil e ensino; análise e produção de materiais didáticos para o ensino da língua portuguesa; linguística cognitiva (metáforas, metonímias, modelos cognitivos e culturais etc.).
MONALISA VALENTE FERREIRAAquisição e Desenvolvimento da linguagem; Letramento e Alfabetização; Formação de professores de língua portuguesa; Oralidade, leitura e escrita; Literatura Infanto-Juvenil e ensino; Análise e produção de materiais didáticos para o Ensino da Língua Portuguesa; Linguística Cognitiva (Metáforas, Metonímias, Modelos Cognitivos e Culturais etc.).
OTAVIA MARQUES DE FARIASAnálise do discurso; discursos das mídias, discursos sobre saúde mental.
SUELI DA SILVA SARAIVALiteratura, neocolonialismo e resistência nos países africanos de língua portuguesa.
VANESSA TEIXEIRA DE FREITAS NOGUEIRALibras no ramo social, libras como língua materna, papel do docente surdo com a sua língua, interação social entre surdos e ouvintes, a língua brasileira de sinais: visão antropológica  e medicinal, dados estatísticos de surdos: formação e empregabilidade.

Dados para contato com a Coordenação

Telefone de contato: 85 3332-6178

Horário de funcionamento: 13hs às 17hs e 18hs às 22hs

E-mail: coord.letras-lp@unilab.edu.br

PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR – PPC:  PPC


Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Campus da Liberdade, Avenida da Abolição, nº 03, Centro, CEP: 62.790-000 – Redenção – CE – Brasil
Tel: + 55 (85) 3332.1448
Desenvolvido pela Seção de Portais e Aplicações Web (SPA) © 2020 - DTI / Unilab